Apresentação de trabalho no 46th IFLA

Entre os dias 21 e 23 de outbro de 2009, apresentarei o trabalho Parque Urbano da Lagoa da Tijuca, no 46th Congresso Internacional da Federação de Arquitetos Paisagistas. Esse projeto foi desenvolvido em 2006 no âmbito do Mestrado no PROURB| FAU- UFRJ, pela equipe composta por mim, arquiteto Frederico Braida e dois estudantes da École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Belleville (Aurélia Errath e Antoine Demarest), sob supervisão dos professores doutores José Kós e Raquel Tardin.

Trata-se de um plano integrado de estruturação da Lagoa da Tijuca e a criação de um parque, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), que trabalha em três niveis de atuação: o sistema hídrico (corredores hídricos), o sistema de espaços verdes (corredores verdes) e edificações do entorno (edifícios-elo). Essas estratégias foram implantadas em estacionamentos de shoppings, condomínios horizontais, condomínio verticais, áreas não consolidadas e favela Rio das Pedras.

Localizado próximo às instalações do futuro Parque Olímpico de 2016, esse projeto de intervenção propõe diretrizes de ocupação e construção para condomínios residenciais, áreas comerciais e outras atividades, ao longo das margens da Lagoa. Certamente, grande parte das questões levantadas durante a análise e elaboração dessas estratégias projetuais englobam a área da vila panamericana e também são válidas para os próximos empreendimentos na região.

Aproveitando a vitória do Rio de Janeiro como sede para as Olimpíadas de 2016, destaco a importância de um projeto de instalações esportivas integrado à paisagem, com o objetivo de conectar visual e físicamente o bairro e as lagoas da região.

Para mais informações sobre o Congresso Internacional 46th IFLA, visite a web do evento.

 

lagoa-tijuca1Fig. 01 | Plano geral de intervenção: corredores verdes, canais hídricos e edifícios elos

lagoa-tijuca2Fig. 02| Estratégias de intervenção para condomínios horizontais

lagoa-tijuca3Fig. 03| Estratégias de intervenção para condomínios verticais

lagoa-tijuca4Fig. 04| Estratégias de intervenção para a margem da Favela Rio das Pedras

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s