O poder da luz: iluminação em arquitetura

Light Design

A manipulação da luz (natural) sempre foi preocupação constante no projeto de arquitetura e interiores. Da arquitetura antiga (Egito, Grécia e Roma), aos vitrais das catedrais góticas ou às casas modernas de Mies Van Der Rohe, conceber um espaço era necessariamente criar condições para a entrada e bom aproveitamento da luz. Mais recentemente, com as inovações tecnológicas  em curso, a iluminação artificial também adquiriu importância crescente na ambientação de espaços e tornou-se uma estratégia-chave para a reinvenção da identidade e reciclagem de ambientes já existentes.

Sistemas de iluminação de fibra-ótica, a enorme gama de lâmpadas, nas mais diferentes temperaturas de cor, de dispositivos eletrônicos para a dimerização e a variedade de refletores e luminárias, permitem a criação quase instantânea de diversos cenários de cor.

blog_iluminaçãoEAV

Fotos antes e depois da instalação

As imagens desse post ilustram o projeto de iluminação que fizemos durante o curso de Iluminação para a Arte, ministrado pelo iluminador Rogério Emerson, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Essa instalação foi feita na fachada interna de um casarão em estilo romano, do século XIX, que atualmente é sede da Escola EAV.

No projeto foram utilizadas lâmpadas foco 5, foco 2, par 30, set lights, mini set lights e dicróicas, além de gelatinas responsáveis pelo efeito cromático variado. A montagem durou cerca de 6 horas e o resultado foi a valorização de elementos arquitetônicos marcantes e a criação de um espaço livre diferente e mais convidativo à permanência e interesse do público.

blog_iluminaçãoEAV2

Crédito das imagens: Fotógrafa Branca Mattos, Cauê Capille e Nathália Rangel

Para completar esse assunto, veja também esse post anterior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s