Dicas de Pintura – Revista Utilitá

Ano Novo, Casa de cara nova

Na coluna bimestral Casa & Etc (edição de fevereiro de 2010),  da Revista Utilitá Recreio, foram publicadas algumas dicas para novas tendências de pinturas de paredes. Para ler na íntegra a entrevista realizada comigo pela jornalista Marina Rodrigues, acesse o site da revista:

 

Está enjoado da sua casa? Que tal investir em uma reforma simples, usando apenas cores e texturas para valorizar os ambientes? Começamos pela pintura de paredes, recurso imprescindível para definir a personalidade do espaço, criando uma coesão entre mobília, estofados e padrões de acabamento.
Segundo a arquiteta e designer de interiores Andressa Martinez, os tons naturais e neutros, como as variações de marrom e cru, mesclados com materiais tecnológicos e polidos, estão em alta em 2010. Mas isso não quer dizer que você não possa ousar: – “Ambientes residenciais internos devem ser mais sóbrios, porém não significa que o pro-prietário deva abrir mão de cores quentes, como os vermelhos ou amarelos”.
A dica da designer é usar tonalidades  como o vinho, o mostarda ou o laranja claro, que irão conferir elegância ao cômodo quando suavizados por tons neutros nas paredes próximas. Já nas fachadas, a liberdade é maior e a escolha das cores está relacionada aos padrões dos telha-dos e esquadrias. “Coberturas claras e esquadri-as brancas permitem tons mais fortes, enquanto as de madeira e telhas de cerâmica exigem ponderação na cor”, explica Andressa.
As texturas também são capazes de mudar a cara de um ambiente. Atualmente, as mais procuradas são as que se assemelham a bambu, madeira e linho. Alguns fabricantes de tinta indicam técnicas de aplicação com rolos que criam diversos efeitos, como pátina, jeans, craquelado, listrado e linho. Mas, se preferir, pode recorrer ao bom e velho papel de parede, que também é uma excelente forma de sofisticar a sua casa. Por Marina Rodrigues

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s