Projeto de Adega

Em climas tropicais, o principal desafio para o projeto de adegas é criar condições para um ambiente mais úmido e com temperaturas mais amenas. Nesse projeto de adega, localizada em uma residência no Rio de Janeiro, o cômodo foi escolhido justamente pela orientação solar favorável e por estar situado na extremidade da construção, junto a um amplo jardim com vegetação arbórea.

Na parede exterior, para facilitar o condicionamento ambiental e a conservação da umidade interna, foi adotado um revestimento de tijolo aparente, poroso, impermeabilizado por uma leve camada de selador incolor.  O rebaixamento do teto em lambri de madeira possui altura diferenciada sobre a estante de vinhos para criar um pé-direito menor, recomendado na conservação dos produtos.

Incorporada à sala de TV, essa adega possui capacidade para mais de 350 garrafas, possui um móvel que esconde frigobar e revela uma pequena adega climatizada com capacidade para 34 garrafas.

Apesar da rusticidade de materiais como o lambri de madeira e o tijolo aparente, a modernidade do ambiente é contraposta pelas réguas horizontais da estante de vinhos, o painel ripado em madeira para a TV LCD, a iluminação pontual e o design reto do sofá e da marcenaria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s