Antes e depois – fachada de edifício Residencial

Nesse post apresento uma proposta para reforma da fachada de um edifício residencial no Recreio dos Bandeirantes. Destaco a importância desses processos de renovação ou retrofit para resgatar a vitalidade dos edifícios na cidade, manter a valorização venal do imóvel, consertar danos causados pela degradação dos materiais e, principalmente, contribuir para a revitalização estética do edifício e do espaço público em que se insere.

Construído no final da década de 80 com pastilhas no padrão de 2,5×2,5, essa fachada foi extremamente castigada pela ação das chuvas, a retração do sol e o envelhecimento natural dos acabamentos. Fissuras nos rejunte, descolamento de pastilhas, perda de coloração, …, causaram além dos danos estéticos, problemas de infiltração e umidade no interior dos apartamentos. Nesse caso, soluções como pintura da pastilha, limpeza com jatos de água sob alta pressão ou a restauração do rejunte não são suficientes. Além de temporárias, essas medidas encobrem problemas existentes que aparecerão ainda mais agravados no futuro próximo: descolamento do reboco, queda de pastilha com a massa, etc…

Abaixo apresento as fotos do edifício existente e 3 propostas de reformulação dos revestimentos. Não se trata de um projeto com a inserção de novos elementos arquitetônicos, mas da substiuição das pastilhas e guarda-corpo de varandas.

 

 fotos do edifício existente

 opção 01

 

opção 02

 

opção 03

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s