Projeto de sala

Esse projeto de sala, localizado no Rio de Janeiro, tem como principal desafio a planta praticamente quadrada do ambiente. Como a sala de estar e jantar estão praticamente conjugadas (um espaço se sobrepõe ao outro), optou-se por uma mesa de jantar redonda (assinada por Isamu Noguchi), apenas com 4 cadeiras, para privilegiar a circulação no ambiente;  a cortina alongou o espaço ao ocupar toda a parede e não apenas o vão das portas da varanda; a mesa de centro foi substituída por dois pufes laterais que, além de servirem de ‘mesa’ de apoio, constituem mais um lugar para sentar; o espelho horizontal sobre o sofá alonga sutilmente a parede e traz mais leveza à composição do que um quadro.

Havia apenas um ponto de luz central na sala, substituído por 14 novos pontos distribuídos em circuitos distintos: luz geral no centro da sala com lâmpada par 20, iluminação decorativa, em spots com lâmpadas AR-70 que formam ‘parábolas’ nas paredes, iluminação indireta, em sanca de gesso criada como cortineiro para atenuar viga aparente, além da iluminação pontual com pendentes sobre a mesa de jantar e bar.

O destaque do projeto fica por conta do bar, como solução para um espaço pequeno e residual existente no corredor. A iluminação com pendentes e  posicionamento dos bancos, traz essa área ‘esquecida’ para o convívio da sala.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s